Como fazer um lançamento de produto digital: Entenda as 5 etapas de um lançamento

Você gostaria de fazer um lançamento de produto digital de sucesso, aproveitando ao máximo o poder das técnicas e estratégias digitais de marketing?

Eu tenho certeza que sim.

Quando você pesquisa no Google como fazer um lançamento de produto digital, perceberá uma quantidade enorme de informações desestruturadas e, num primeiro momento, desconexas do que você pensava sobre como fazer um lançamento de produto digital.

É quando você entra na famosa “paralisia por análise”.

É tanta informação para dá conta que a paralisia por análise acontece. O ciclo da autossabotagem está concluído.

Calma. Considere a leitura desse artigo uma rápida e interessante conversa sobre como fazer um lançamento de produto digital.

Realmente, tem muita informação na internet que não agrega valor quando pesquisamos sobre o assunto.

É necessário separar o joio do trigo. E isso faz você empregar o seu valioso tempo no que não é verdadeiramente o seu foco: aprender o universo do marketing digital.

Deixo o convite para que você leia este artigo com um caderno e caneta em mãos, para anotar as valiosas informações que estão contidas aqui, de maneira organizada e estruturada, e, também, para registrar os insights que surgirão em sua mente com esta leitura.

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Neste artigo você vai aprender de uma maneira simples e didática quais são as 5 etapas fundamentais para você fazer o lançamento do seu infoproduto de maneira bem-sucedida. Você vai compreender o processo de como levar o seu conhecimento para milhares de pessoas e assim transformar a vida de cada uma delas.

Você irá descobrir como fazer um lançamento através de um passo a passo. Assim, compreenderá também o caminho que nós, da Agência Reator Digital, utilizamos para fazer o lançamento de produtos digitais dos especialistas que nos contactam.

Continue lendo esse artigo para saber, exatamente, sobre como:

> Hiper segmentar  o seu mercado

> Construir a Audiência

> Gerar valor

> Criar uma lista de relacionamento

> Fazer uma oferta

Essa é a estrutura de um lançamento de produto digital de sucesso. É o que você precisa estudar e implementar em seu negócio digital para que consiga fazer um lançamento de sucesso.

Se você, que está lendo este artigo agora, é especialista em um determinado assunto/tema e já possui uma audiência, mas não sabe como monetizar esse ativo, talvez pra você, realizar um lançamento de produto digital pode ser uma tarefa ainda mais difícil.

Você já percebeu que vai precisar investir tempo o suficiente para perceber e planejar os detalhes necessários para um lançamento de sucesso. A mentalidade de que nada acontece de um dia para o outro é fundamental para que a execução dos passos e dos detalhes seja bem-sucedida.

Assim, é muito provável que o seu problema nesse momento é aprender todas as ferramentas, técnicas e o mindset necessário para que o marketing digital desse lançamento seja poderoso; seja eficiente.

Sim! É muita informação para darmos conta.

Os especialistas que conversam conosco sobre essa dor, relatam que quando passam a pesquisar sobre marketing digital, como fazer um lançamento de produto digital, passo a passo para fazer um lançamento, começam a dedicar muito mais tempo para aprender o universo do marketing do que a melhor forma de entregar o seu conhecimento, que já domina, para a sua audiência.

E isso tira o foco da sua especialidade; do seu conteúdo.

Uma dica que pode fazer muita diferença!

Procure conselhos de pessoas que já realizaram o que você quer realizar. Se o seu foco é fazer um lançamento de produto digital, (talvez você já tenha percebido que somente poucos no Brasil conseguem fazer esse feito com excelência), procure um especialista; conecte-se a ele. Sem dúvidas, sua curva de tempo para realizar o lançamento do seu produto, pode ser muito reduzida.

A diferença…

Essa atitude pode lhe levar ao caminho da felicidade de foma mais rápida do que você jamais imaginou. Se você tiver o entendimento dessa valiosa dica, então você estará muito a frente de grande parte dos empreendedores que batalham, nadando dia a dia, neste oceano de informações,  em busca de ter resultados extraordinários através da internet.

Se você  está pesquisando informações sobre como fazer um lançamento de produto digital, bem-sucedido, então foca a sua atenção nesta leitura porque agora você vai entender as 5 etapas de um lançamento.

Vamos lá!

Num lançamento de produto digital, você deve ter um conjunto de ações estratégicas, previamente estudadas, pensadas (e, conforme o termo bastante utilizado pelo Conrado Adolpho, da 8ps.com), bem orquestradas, para que o sucesso no lançamento do seu produto digital seja inevitável.

Calma…estamos aqui para contribuir com esse projeto. Sim! É um projeto.

E, acredite…não ter um passo a passo, ou seja, um conjunto de processos na hora em que você for realizar o lançamento do seu produto digital, pode levá-lo ao fracasso.Como disse acima, estamos aqui para compartilhar informações  e co-criarmos um lançamento de sucesso.

Para realizar essas 5 etapas, muitas pessoas levam 1-2-3 anos tentando obter resultados com seus produtos digitais, mas não conseguem obtê-lo, fracassando em seu empreendimento e perdendo uma parcela significativa do seu tempo de vida.

Sabe porque? Porque não possuem o caminho para chegar ao topo, para pensar e executar o seu projeto.

Por isso, procurar orientações com especialistas em fazer lançamento de produto digital, é fundamental. Você pode contar conosco nesse empreendimento. Estamos aqui para, juntos, fazê-lo acontecer.

Entendo melhor a primeira etapa de um lançamento

Se você já ouviu falar que “o dinheiro está nos nichos”, acredite: encontrar o seu nicho pode tornar o seu negócio extremamente lucrativo, ou não.

Você, com certeza, já ouviu falar sobre o conceito de nicho.

Nicho é um grupo de pessoas com uma mesma necessidade não atendida por grandes empresas. Aqui está a chave para você fazer um lançamento de sucesso.

Se você quiser saber mais sobre o conceito, uma excelente leitura a se fazer é a do livro A Cauda Longa – Do mercado de massa para o mercado de nicho, do autor Chris Anderson: é uma leitura essencial.

Escolher um nicho, ou seja, um grupo de pessoas com necessidades em comum, é uma das etapas onde geralmente os especialistas encontram grande dificuldade. E isto pode custar além de dinheiro, algo ainda mais valioso: o seu tempo.

Existe, claramente, um modo de pensar dominante: “eu posso vender o meu produto para muitos tipos de pessoas”. Será mesmo?

Primeira Etapa de um lançamento:  hiper segmentar o seu mercado

No atual cenário do mercado digital, a base para uma boa execução e um bom planejamento, é realização de uma boa pesquisa.Sem uma boa pesquisa de mercado, as outras etapas para o lançamento do seu produto digital passam a correr riscos.

 

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Ter uma boa pesquisa, permite à você entender o mercado para o qual você vai entregar a sua solução. Também lhe permite identificar o tamanho do seu nicho e quem é a persona ideal que representa esse nicho…

Muito além disso, você observará o cenário do seu mercado e perceberá quais os nichos existentes ali que podem ser explorados e, com isso, hiper segmentar o seu mercado. Isso significa que você vai conseguir realizar o posicionamento perfeito do seu negócio para o seu cliente ideal, a persona que espera ansiosa por sua solução.

Outro ponto muito importante é que você vai empregar um esforço mínimo para obter resultados extraordinários. Trata-se de um esforço inteligente que emprega a essência do Princípio de Pareto. que diz que 20% dos nossos esforços são responsáveis por 80% dos nossos resultados.

Acredite: isso é muito poderoso.

Segunda etapa de um lançamento: Construir a audiência

Tendo estudado o seu mercado, você terá o entendimento de como construir a audiência para o seu negócio. Pode ser que seja através da publicação de uma newsletter grátis. Também pode ser através de canal no Youtube. Ou ainda, através de uma fanpage. As opções são muitas. O próprio mercado vai fornecer as opções certas.

Com a newsletter, você passa criar um relacionamento com as pessoas que estão se cadastrando nela através da publicação (quanto mais, melhor) de conteúdos relevantes. Informações que ajudem o seu consumidor a solucionar uma necessidade específica. Isso vai gerar muito valor para a sua audiência.

 

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O conteúdo que você publica é como se fosse uma cola. Uma poderosa cola responsável por atrair até você as pessoas certas que vão comprar o produto que você vai lançar.

Se você precisar de inspiração nessa etapa, recomendamos que você assista o vídeo onde Jeff Walker, o criador da Fórmula de lançamentos Produtos, explica como começou a construir a audiência para o seu negócio.

No vídeo, fica claro que a consistência da publicação dos seus conteúdos, com o intuito de entregar informações e conhecimentos que ajudassem na vida de seus consumidores, foi responsável pelo sucesso dos seguidos lançamentos que Jeff foi realizando ao longo do tempo.

A lição que fica é: construa a sua audiência através da consistência de publicação de bons conteúdos e mantenha um relacionamento integro com essa audiência.

Terceira etapa de um lançamento: Gerar Valor

Você já entendeu que num mundo onde a informação e o conhecimento encontram-se desestruturados, num “oceano”, ou melhor, num completo caos, organizá-las e entregá-las ao seu consumidor da maneira que ele possa compreender facilmente esse conhecimento transmitido,  gera enorme valor na vida das pessoas que formam a sua audiência.

Em outras palavras, conhecimento é dinheiro.

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A sua audiência vai lhe perceber como uma pessoa comprometida com a transformação da vida dela, e isso não tem preço. Quanto vale ter uma vida transformada?

Essa é uma boa pergunta para se refletir sobre o quanto você é responsável pela transformação do mundo em que vivemos.

Entregar as informações que aliviem  as dores do seu cliente ou mesmo algumas das necessidades que ele enfrenta diariamente, gera muito valor para ele. Consequentemente, você será uma referência naquilo que você fala para ele.

E sabe porque isso funciona: porque você terá ativado o gatilho da reciprocidade na mente do seu consumidor. Ele se sentirá na obrigação de retribuir, de alguma maneira, aquela transformação que você

causou na vida dele. E essa retribuição, essa reciprocidade, pode se dá a partir da compra de um dos seus produtos ou na divulgação desses para outras pessoas que formam o ciclo de amizade desse consumidor.

A informação relevante é o principal recurso que você pode utilizar para gerar valor para a sua audiência.

Quarta etapa de um relacionamento: Criar uma lista de relacionamento

Existe uma frase bem famosa no mundo do empreendedorismo que é “comece pequeno, pense grande, caminhe rápido e a passos curtos”. Essa frase resume a essência para se criar uma lista de relacionamento para o lançamento do seu produto digital.

 

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Jeff Walker, no vídeo onde conta a história de como começou a criar a sua lista de relacionamento, diz que começou a construção da sua lista com somente 19 inscritos em sua newsletter. Na verdade eram, 17 pois ele inseriu um outro email pessoal e o email da sua esposa.

É impressionante, nesse mundo em que vivemos, como que as pessoas não conseguem compreender que o caminho para se chegar ao grande é começar pelo pequeno.

Por isso, ter a mentalidade preparada para começar pequeno, é a base para que você consiga criar a sua lista de relacionamento.

Outra ótima estratégia que você pode adotar é através do networking com empreendedores que já estejam no mercado e que possuam listas grandes de pessoas cadastradas e engajadas.

Ao estabelecer parcerias com estes players,  você poderá caminhar rápido a passos curtos, pois terá entendido o poder do marketing de afiliados.

Quinta etapa de um lançamento: Fazer uma oferta

Tendo estudado o seu mercado, entregado bastante conteúdo relevante para a audiência que você hiper segmentou, mantido um relacionamento consistente com essa audiência e gerado valor para a vida dessas pessoas, fazer a oferta do lançamento do seu produto digital torna-se um processo fácil de ser executado.

Claro que sem a ajuda de um bom copywriter, provavelmente você terá muita dificuldade em montar a oferta do seu produto. Esse profissional é responsável por utilizar os gatilhos mentais que farão a sua oferta se tornar uma oferta irresistível. Consequentemente…

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A oferta é o que vai ligar você e o seu produto ao seu público-alvo, ao seu consumidor, fazendo com que ele olhe somente para você e não para os seus competidores.

As pessoas vão desejar a sua solução porque, através do relacionamento, você fez com que elas lhe percebesse como uma autoridade no que você fala. Elas já conhecem e já acreditam em você.

Lembre-se: As pessoas não compram o seu produto, elas compram a causa pela qual você produziu aquele produto. Ou seja, mostre ao seu consumidor porque ele deve comprar o seu produto.

Conclusão

Essas etapas colocadas aqui neste artigo são a base para você fazer um lançamento de produto digital. Ter uma boa pesquisa, um bom planejamento e uma excelente execução, tornam-no líder de sua indústria muito rapidamente.

No entanto, esses são apenas 3 detalhes na hora de fazer um lançamento. Existem muitos outros que não são percebidos pela maioria das pessoas que não são especialistas em marketing digital.

Para finalizar, uma dica valiosa (responsável por separar os empreendedores de sucesso dos que não obtém sucesso) é que você precisa fortalecer a sua mentalidade para o fato de que você pode realizar o lançamento do seu produto digital várias vezes para a mesma audiência.

 

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Ficou interessado? Entre em contato conosco e vamos fazer o lançamento do seu produto digital juntos!

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